quarta-feira, 25 de maio de 2011

Horta Vertical

Após várias pesquisas sobre hortas (verticais) em varandas, percebi claramente que não há por que complicar. Costuma dizer-se que lançamos a semente e a Natureza faz o trabalho por si.

Na 4ª feira passada, fui a vários mercados/ floristas procurar "mudas" (sementes já germinadas) para continuar as plantações na varanda. Em todos os locais em que estive, a resposta era a mesma: "Em tempos, vendia muito disso aqui. Com o tempo, as pessoas deixaram de tratar das hortas e de ter quintais e começou a não ser rentável, pelo que deixei de vender". Vencida pelo facto de não encontrar mudas mas com uma enorme vontade de levar em frente o meu plano, optei pelas sementes.

10 pacotes de sementes comprados, 50 lt de terra e outros tantos vasos e estava pronta para iniciar as plantações. Em 2 horas, tinha terminado e a sensação era fabulosa. Houve em tempos uma frase que li na Ervilha: "Fazer é Poder", e que nunca me saiu da cabeça. É de facto verdade que muitas vezes alimentamos dependências face a outros e a outras coisas que são totalmente desnecessárias. Era precisamente essa a origem do meu contentamento: Tinha nas mãos a possibilidade de criar os meus próprios alimentos :)

O processo foi relativamente simples:


1) Fiz vários furos (com ferro aquecido ao lume) no fundo dos vasos para permitir o escoamento da água;

2) Coloquei areia no fundo dos vasos (melhora a drenagem), seguida da terra;


3) Coloquei as sementes:


4) Cobri com uma cama fina de terra e reguei. As etiquetas foram também feitas por mim e o resultado foi este:




Foi-me aconselhado pela senhora da loja que arranjasse/ improvissasse uma estufa para que as sementes germinassem melhor. Nessa mesma tarde, fomos comprá-la (tornou-se prenda de aniversário que estava pendente :)) e resultou assim:



Passados 8 dias, o aspecto começa a ser outro...

Nenhum comentário: